TRATAMENTOS
CIRURGIA PLÁSTICA PERIODONTAL E PERI-IMPLANTAR



Os consultórios odontológicos têm sido cada vez mais procurados para o aprimoramento da estética bucal. O sorriso tem um papel fundamental nas relações humanas e na autoestima e os cuidados com sua beleza são imprescindíveis para a qualidade de vida.

Uma opção para o alcance da harmonia estética é a cirurgia plástica periodontal, procedimento que visa a corrigir defeitos gengivais que acarretam em algum tipo de comprometimento estético. É importante ressaltar que, previamente a procedimentos estéticos, a saúde periodontal e bucal deve estar completamente estabelecida.

A estética gengival influi na beleza do sorriso por meio de sua relação com os dentes, sua cor e espessura. Com as cirurgias, é possível corrigir as deformações gengivais, removendo excessos ou reconstruindo áreas que possuem pouca gengiva, utilizando enxerto. Apesar de não haver um padrão de beleza absoluto, a falta ou o excesso gengival podem comprometer a harmonia do sorriso, de acordo com os padrões de simetria facial.

Indicações
A indicação principal para as cirurgias periodontais se dá quando há deformação na harmonia do sorriso do paciente ou quando as recessões são muito acentuadas, colocando em risco a permanência do dente. O diagnóstico depende de um exame clínico criterioso, fundamentado na avaliação dos pontos faciais de referência e da saúde gengival. Temos o auxílio de radiografias, fotografias e proporções (relação entre largura e altura) de cada dente do paciente.