Gengivectomia e gengivoplastia: cirurgias plásticas periodontais

Gengivectomia e gengivoplastia: cirurgias plásticas periodontais

Gengivectomia e gengivoplastia se enquadram na classificação de cirurgias periodontais – procedimentos que visam à prevenção e à correção de alterações gengivais na mucosa alveolar e no osso. Saiba mais sobre essas técnicas cirúrgicas que possuem grande apelo pelos pacientes.

Gengivectomia
Uma técnica antiga que se resume à excisão de tecido mole. Indicada em situações de:
Hiperplasia gengival.
Fibromatose gengival idiopática.
Bolsas supraósseas rasas.
Pequenas correções estéticas.São 13 capítulos, abordando as manipulações de tecido moles de A a Z: Histórico, Checklist do Recobrimento Radicular, Lesões Cervicais não Cariosas, Biomodificação da Superfície Radicular, Enxerto de Tecido Conjuntivo, Filosofia e Técnica, Técnicas de Remoção do Enxerto do Palato, Magnificação, Preparo Pré-operatório, Instrumental Utilizado, Técnicas de Sutura, Cuidados Pós-operatórios.

A técnica de execução da gengivectomia pode ser executada de duas formas: incisão em bisel verdadeiro e incisão em bisel inverso. A primeira é indicada em caso de correção de altura associada à diminuição da espessura da gengiva. Já a segunda é recomendada a casos que necessitam apenas de correção em altura do tecido gengival.


Gengivoplastia
Técnica fundamental para o alinhamento e o nivelamento da gengiva, resultados que garantem a harmonia do sorriso. Indicações mais comuns:
Pequenas correções de curvaturas – forma.
Alinhar as gengivas e os lábios.
Eliminar os excessos – hiperplasias.
Corrigir o sorriso gengival.
Correção dos desníveis gengivais.
Eliminar crateras gengivais.

A gengivectomia seguida de gengivoplastia é uma técnica bastante usada, principalmente nos nossos dias de grande apelo estético.

Passos técnicos da cirurgia:
Assepsia e antissepsia.
Anestesia.
Verificação e demarcação das profundidades da bolsa.
Incisão primária ou horizontal.
Incisão secundária ou interdental.
Remoção dos tecidos incisados.
Curetagem da granulação.
Remodelação plástica.
Proteção da ferida cirúrgica.

As técnicas de gengivectomia e gengivoplastia são radicais, então, apresentam sérias restrições e indicações precisas. Antes de iniciá-las é preciso observar a largura da gengiva inserida de característica fibrótica, a presença de defeitos intraósseos e se há bolsas de profundidades diferentes.

Contatos

    COPYRIGHT @2020 – Todos os direitos reservados à DK SORRISOS – Desenvolvimento: logotipo be a digital em parceria com o Designer Rafael Alves Mkt